Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

24.Fev.12

Desafio Mellow Bakers

MellowBakers.com

Confesso que não costumo ligar muito a estes desafios da blogosfera, mas o Mellow Bakers é um projecto que já segui na sua primeira edição através do Yumarama, o blogue do Paul que é o mentor do projecto, e gosto do modo "relaxado" (daí o termo mellow) como o desafio está organizado. Não estive presente na primeira edição, mas conto estar presente na segunda!

 

Qual é a ideia?

O Mellow Bakers é um grupo de padeiros entusiastas e amadores que decide fazer o mesmo pão ou pães em conjunto cada mês. Os pães de cada mês são anunciados através do site e os membros do desafio partilham no fórum e/ou no seu blogue fotos da sua fornada e partilham experiências e ideias.

 

O que é a atitude "Mellow"?

Mellow traduz-se literalmente para brando e é uma ideia fulcral no grupo. Ninguém é discriminado por não ter feito um determinado pão ou por ter partilhado as suas experiências do pão de Janeiro com o grupo em Junho. Todos têm horärios e vidas diferentes e o grupo não quer ser uma obrigatoriedade na vida dos membros. Foi isso que me atraíu na definição do grupo, pois sei que nem todos têm tempo para fazer pão todos os meses.

 

Quais vão ser as receitas?

A ideia é seguir "todas" as receitas de um determinado livro do início ao fim. O livro escolhido é um dos meus favoritos, e ao qual faço muitas referências aqui na Zine - o Bread de Jeffrey Hamelman. Como raramente sigo as receitas do livro e as uso mais como inspiração, vai ser engraçado seguir as receitas pela primeira vez e fazer pães um pouco diferentes daqueles que costumo fazer. Todos os meses vão ser escolhidos três pães, dos quais os membros podem escolher fazer todos ou apenas um ou dois (ou nenhum se não vos apetecer).

 

A este ritmo brando, o desafio vai ter a duração de dois anos!!! No entanto dado que no grupo somos brandos e afáveis, não é qualquer problema se alguém desistir a meio e decidir voltar no fim ou quiçá começar a meio do desafio.

 

Vou partilhar aqui na Zine?

A ideia sempre foi partilhar os pães que vamos fazer aqui na Zine, mas não vou partilhar receitas. O autor do livro tem todo o mérito pela sua fantástica "Bíblia do Pão". Como tal, seria injusto partilhar todas as receitas aqui no blogue, mas se algumas receitas tiverem sido feitas públicas pelo autor ou existirem versões parecidas na Internet, irei com todo o gosto partilhá-las convosco.

 

Querem juntar-se?

Desafio-vos a juntarem-se e a aprender comigo e com o resto das pessoas que vão estar envolvidas no desafio. Registem-se no site Mellow Bakers, comprem o livro Bread de Jeffrey Hamelman no Wook ou na Amazon UK, abasteçam-se de farinhas, refresquem esses iscos e liguem o forno! Começa em Março! Bake on!

4 comentários

Comentar post