Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

31.Jul.12

A semana que passou


Na última semana, tive a oportunidade de ir fazer um curto stage noutra padaria aqui em Estocolmo: a Gateau. Tinha conhecido um dos chefes padeiros de lá e na altura tinha discutido que seria interessante ver uma padaria maior que aquela onde sou aprendiz (de fim-de-semana). De inspiração francesa e com o mestre Pôilane como deus, a Gateau é uma das maiores padarias em Estocolmo com lojas em vários sítios mas na padaria tenta-se manter o espírito de artesão da profissão. Estou habituado a um espaço pequeno onde mal caibo eu e o maestro, mas este espaço na Gateau era gigante (e fiquei a saber que se vão mudar para um local ainda maior!!!) e em vez de duas pessoas éramos umas 6-7 ao mesmo tempo.

 

Na padaria existem três turnos, manhã, tarde e noite. Eu fiz o turno da manhã que começa por volta das 6 da manhã e onde se misturam todas as massas, tendem-se os pães e formam-se os bolos. Habituado a tender talvez um máximo de 20 pães por noite, agora tive a oportunidade de talvez tender 100 pães por dia e mais umas boas dezenas de bolos. Oportunidade fantástica para treinar e acredito que finalmente (!!!) já consigo tender pães em forma de boule com as duas mãos- a ver se o maestro aprova quando voltar a trabalhar com ele. Infelizmente, os turnos que cozem o pão são os turnos da tarde e da noite. Para mim, isto perde todo o charme da profissão, a transformação da farinha, água e sal em pão. Poder acompanhar todo esse processo é pra mim o que me dá felicidade e alegria em fazer pão. 

 

No geral foi uma boa experiência e ajudou-me a definir em maior detalhe, se algum dia me decidir por isso - não nego que já pensei muitas vezes na coisa, quem quero ser como padeiro e que tipo de padaria quero ter. Como estou ainda de férias amanhã volto à casa mãe onde sou aprendiz, mas não é para começar a cozer pão... primeiro tem de se limpar a padaria toda e preparar as coisas todas para que dia 7 possamos abrir outra vez. Como diriam os anglo-saxónicos: It couldn't be all fun and games, right?


P.S: Sim, são uns quantos quilos de manteiga na última foto. É para os croissants... a sério, com manteiga. Deixem-se lá de margarinas.

2 comentários

Comentar post