Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

01.Ago.12

Como secar um isco e ir de férias descansado

As férias estão aí para a maior parte de nós e uma das perguntas mais pertinentes por aqui no blogue e em mensagens que se fazem chegar pela página do facebook têm a ver com o tema "O que fazer com o isco quando for de férias?"

 

A resposta passa por secar o isco. Umas horas depois de alimentar ou refrescarem o isco, pincelem sobre uma folha vegetal uma camada muito fina de isco. Deixem ao ar livre durante 1 a 3 dias até estar extremamente seco, de modo a que se possa partir em bocados. Partam em bocados e coloquem num pilão ou num moínho de café/especiarias pequeno até terem obterem uma colecção de "flocos de isco". Coloquem dentro de um saco ou num contentor plástico e já está! O isco está preservado para durar, em teoria, para todo o sempre.

 

Para ser reactivado, sigam as instruções no blogue do Paul. Se não perceberem inglês, a coisa é mais ou menos assim: 1 colher de chá de flocos secos, 2-3 colheres de sopa de água morna. Deixar os flocos dissolver durante um par de horas, adicionar uma colher ou duas de sopa de farinha até obter uma consistência típica de um isco depois de o refrescarem. Deixar coberto à temperatura ambiente durante um dia. Passado um dia, as típicas bolhas vão-se começar a forma na superfície. Refresquem o isco como costumam fazer (50g de farinha + 50g de água) e deixem repousar umas doze horas. Se tiverem sucesso, vão ver que o isco está activo e de boa saúde. Se não, é continuarem a alimentar de doze em doze horas até este voltar à vida.

 

Boas férias!

6 comentários

Comentar post