Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

19.Dez.10

O começo de algo: Dia 4

Por razões de logística e pedagógicas, estou um dia à frente de vocês (espero que tenham começado!) na criação da nossa cultura de leveduras selvagens. Como dito no post anterior, o vosso crescente vai repousar três dias e ao fim desses três dias vai-se parecer com isto:
Crescente Dia 4 - Antes da primeira alimentação
Vêem as pequenas bolhas? Sintam-se orgulhosos, pois criaram vida (ou acordaram algo que estava em hibernação)! As nossas leveduras estão activas, estão lentamente a digerir os açúcares contidos no amido da farinha e a criar dióxido de carbono e alcóol. Outros organismos também estão ocupados a produzir ácido láctico e acético. Nesta altura, o vosso crescente começa a ter um cheiro avinagrado devido ao ácido acético. Não há qualquer problema com isso, é um bom sinal. No entanto, apesar de as nossas leveduras já estarem activas ainda estão muito fracas.

 

Amanhã de manhã, é dia de alimentar-mos as nossas leveduras pela primeira vez. Quando chegarem a casa depois do trabalho, caso tenham um recipiente transparente possivelmente vão-se deparar com isto (ainda mais bolhas! Estamos no bom caminho!):

Crescente Dia 4 - 12h depois da primeira alimentação

Crescente de Centeio- Dia 4

Ingredientes

  • 150g farinha de centeio
  • 200g água

Instruções

Primeira alimentaçãoAdicionar 90g de farinha de centeio e 100g de água tépida ao recipiente com o crescente e misturar. Colocar filme de plástico por cima da abertura do recipiente e deixar repousar durante 12h.

Segunda alimentaçãoDeitar fora todo o crescente, excepto 50g. Adicionar 60g de farinha de centeio e 100g de água tépida a esses 50 gramas de crescente. Misturar tudo, cobrir com filme e deixar repousar num sítio morno (armário por cima do frigorífico funciona bem). Porque deitamos parte do crescente fora? Fácil. Imaginem o crescente como um grupo de pessoas, se tiverem muitas pessoas estas requerem mais comidas, se tiverem menos vão precisar de menos comida. Se tiverem pena, podem guardar outros 50g e alimentar da mesma maneira e dentro de alguns dias têm uma prenda de natal para um padeiro amigo!

Comentem amanhã como vão os vossos crescentes. Têm bolhas? Cresceram? Não cresceram?

3 comentários

Comentar post