Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

03.Ago.16

O pão em Portugal

padeiro
Estive por Portugal no querido mês de Julho (aqui é Julho e não Agosto) e tive oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas ligadas ao pão. Durante duas semanas tive também oportunidade de provar pães daqui e dali. Soando a velho do Restelo, acho que o pão em Portugal nunca se sentiu tão mal.   A opinião podia ser só minha, pois só vou a Portugal uma vez por ano e trabalho noutro país com outra cultura de pão completamente diferente. Contudo, há outros a partilhar a mesma (...)
05.Ago.15

O lado doce da vida

padeiro
  Faz quase um ano desde que tomei a decisão de abandonar o meu hobby como padeiro e torná-lo em profissão. A decisão já devia estar tomada inconscientemente há algum tempo, mas só há coisa de um ano é comecei à procura de posicões em padarias. Há cerca de 10 meses que trabalho a tempo inteiro, com uma interrupção pelo meio (...)
27.Fev.15

Adeus primeiro emprego como padeiro

padeiro
"Será que o tipo da Zine de Pão caíu dentro da amassadeira? Há que séculos que não escreve nada. Ainda por cima, logo depois de ter largado aquela bomba que ia ser padeiro e não sei quê."   Não caí dentro da amassadeira, mas quase. Os últimos meses têm sido atribulados, com alguns dias de trabalho muito longos (16 horas) e, infelizmente, alguns problemas no ambiente de trabalho. Toda a gente me dizia que é normal quando se começa num sítio novo, as rotinas são novas (ou (...)
04.Nov.14

O ano que (quase) passou

padeiro
   A inactividade deste blogue nos últimos meses, ou vá lá, quase ano deve-se a muita actividade no resto da vida. Para ser sincero, nem me lembro da última vez que fiz pão em casa. Aliás, lembro-me e foi no início do verão. Muito se tem passado na minha vida privada, a nossa filha nasceu o ano passado e como todos os pais aí fora sabem, a vida fica de pernas para o ar. Estive de licença de paternidade desde o início deste ano até há coisa de um mês, desengane-se aquele (...)
11.Fev.14

Brincar aos pizzaioli: Pizza

padeiro
  Como finalmente tenho um forno de jeito que vai até aos 300C lembrei-me um dia destes de fazer pizza. Para ser sincero uma grande dose da inspiração veio do instagram do meu amigo (virtual, moderno) Jeremy Shapiro que tem andado a invadir o instagram com fotografias de pizza.     Li algures, num dos meus livros de pão, que se alguma vez fizeram pão francês já fizeram massa de pizza. Percebo a relação da coisa, ambas têm apenas (...)