Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

27.Dez.16

Ainda sobre o pão "português"

Estava a ler uma notícia no Jornal Económico que vem a confirmar a minha suspeita do meu post anterior. A minha pergunta era sobre o que define o pão português, dado ser costume as pessoas perguntarem se o pão português é melhor do que os outros ou qual o melhor pão português. Para mim, um pão não é português só por feito em Portugal ou por ter a forma regional daqui e dali. Um pão português tem de ser feito com matéria-prima portuguesa, com farinhas de cereais cultivados em solo nacional. Infelizmente de acordo com o artigo a realidade é esta:

Quando vamos à padaria ou ao supermercado e compramos os ‘nossos’ pães de Mafra, broa de Avintes ou pão alentejano estamos longe de saber que mais de 90% do pão que se come em Portugal é importado. Com efeito, a farinha que fabricamos em Portugal para produzir pão, com base em trigo mole, dá apenas para responder a 5% das necessidades de consumo interno.

Qual foi a última vez que comemos pão português? Não faço a minima ideia. Eu provavelmente nunca comi pão português, o que é pena.

2 comentários

Comentar post