Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

08.Set.17

Pessoas #1: Mattias Wallmark

Pensei em começar uma rúbrica semanal ou bi-semanal aqui no blogue chamada "Pessoas". Nesta rúbrica procuro reunir pessoas que de uma maneira ou outra me inspiram nesta carreira de padeiro. Estas pessoas serão na maior parte padeiros mas não serão os únicos. Vou buscar inspiração a muitos sítios e pessoas diversas: a pessoas como tu que estás a ler este post, a cozinheiros, a moleiros, a produtores, etc.  

Vamos lá começar com o número UM da rúbrica "Pessoas", o meu amigo, mentor e padeiro Mattias Wallmark. Tem cara de mau na fotografia mas é um fixolas, não se assustem.

s9y6s3cbizsahpym3mq9.jpg

 Quem é?

Mattias Wallmark é o Chefe Padeiro e um dos donos da Lundbergs Konditori que fica em Gröndal, arredores de Estocolmo, Suécia. Membro da equipa de padaria nacional da Suécia entre 2007 e 2013 e participou tanto em competições mundiais individuais (Masters of Boulangerie) bem como de equipa (Coupe du Monde de Boulangerie) onde obteve um quarto lugar e que basicamente os consagrou como melhor equipa europeia nesse ano.  Em 2014 participou na primeira edição da competição "Chefe Padeiro do Ano" organizada na Suécia e conquistou o segundo lugar.

Porque é que é inspirador para ti?

Os leitores mais antigos do blogue são capazes de o reconhecer. Foi com o Mattias que me tornei aprendiz de padaria, foi ele que me recebeu de braços abertos todas as sextas-feiras ás 02:00 durante dois anos e deixou este tipo que só tinha feito pão em casa ir para lá estragar uns quantos pães. Ensinou-me a pensar como padeiro profissional, algo muito diferente do que fazer pão em casa pois é um negócio - é o nosso ganha-pão (no pun intended). Raramente me deixou enfornar pães (!!!) mas hoje em dia percebo-o melhor que ninguém, pois enfornar é uma das partes mais fixes da coisa e tenho dificuldade em partilhá-la também!

Onde o posso encontrar? 

A melhor maneira é seguir no instagram @mattiaswallmarkbagare , onde ele mete umas fotos que às vezes parece que têm um "filtro de farinha" em cada foto - o chamado #wallefilter. Se forem a Estocolmo, não percam a oportunidade de passar na Lundbergs Konditori

1 comentário

Comentar post