Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

26.Jan.11

Tartine Bread - O livro

Há livros e livros. Há livros que estão na prateleira e com quem trocamos alguns olhares tímidos de quando em vez, e há outros que nos obrigam incoscientemente a deixá-los nalgum sítio que nos faça olhar para eles todos os dias e que nos inspiram cada vez que os folheamos. Soube que o Tartine Bread era um desses livros quando vi o vídeo de promoção.

 

 

Não vejo o vídeo como pura promoção. Vejo-o como a história de alguém que encontrou o seu amor, a sua vocação, estudou, aprendeu com os mestres e fez tudo para ser brilhante nessa área. Isso está presente no vídeo quando ele troca olhares intímos e sorrisos com o seu pão. O vídeo é um resumo da história de Chad Robertson que tornou a sua pequena padaria em San Francisco das padarias mais reconhecidas nos EUA. Todos os dias, às 17h00, forma-se uma enorme fila de pessoas à porta da padaria para comprarem o seu famoso "Tartine Bread".

 

O livro em si é uma continuação do pequeno resumo do vídeo, é uma narrativa de como o Chad procurou o que é para si o pão perfeito e a sua viagem até o ter cozido pela primeira vez vinte anos depois de o ter imaginado. O número de receitas de pão contidas no livro conta-se pelos dedos das mãos e não é o livro que recomendaria para alguém que quer experimentar diversas receitas, nem para principantes pois as receitas presentes são complexas. O livro foca-se em fazer estas poucas receitas, mas fazê-las muito bem. Além disso, tudo no seu café/padaria gira em torno do pão e sendo assim, o livro tem uma imensa colecção de outros pratos que se podem fazer com pão: pudim de pão, bruschettas, tostas, saladas, entre outros.

 

O trabalho de fotografia é fenomenal. A narrativa espelha o amor de um artesão pelo seu trabalho. Enfim, um livro para nos inspirar.