Pão de Figos e Nozes
Depois de um fim-de-semana em que troquei o quente do forno pelo frio da serra e das pistas de esquí, apesar de um azelha nato, este fim-de-semana passado foi altura de matar saudades de fazer pão.
A inspiração para o pão deste fim-de-semana veio do queijo, esse eterno companheiro. Pão com queijo, queijo com pão, pão de queijo ou outras tantas combinações. Quanto tenho amigos para jantar, gosto de terminar a refeição com queijo, alguma fruta, frutos secos e nozes. Incrível como algo tão simples pode ser tão reconfortante.
Auxiliado por uns figos secos algarvios que a mamã trouxe no sapatinho quando me veio visitar no Natal, juntaram-se as nozes e um pouco de centeio e nasceu este pão cujo sabor melhora com o passar dos dias.
Delicioso com um pedaço de um bom queijo azul como Roquefort ou Saint Agur.
Pão de Figos e Nozes
3 pães grandesTempo de levedação total: 3 horas
Pré-fermento
- 230g de farinha de trigo
- 150g de água
- 5g de sal
- 1 pitada de fermento granulado (1/8 de uma colher de chá)
Massa final
- 500g de farinha de trigo
- 180 de farinha de centeio
- 490g de água
- 13g de sal
- 10g de fermento granulado
- 27g de mel
- 170g de figos secos
- 170g de nozes
- Pré-fermento
Fermentar durante duas foras. Ao fim da primeira hora, esticar e dobrar a massa para retirar algum do ar.
Dividir a massa em pedaço de 750 gramas, caso queiram três pães grandes. Tender o pão na forma que desejarem e deixar fermentar coberto durante uma hora ou até a massa ter crescido.
Cozer num forno pré-aquecido a 250ºC com vapor. Ao fim de 10-20 minutos, ou quando o pão começar a ganhar demasiada cor, baixar a temperatura para 220ºC. Para os pães de 750 gramas o tempo de cozedura é aproximadamente 40 minutos, ou até a temperatura interior atingir os 98ºC.