Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

14.Jul.11

Um presente antes das férias

Antes de ir de férias, foi altura de ir levantar uma encomenda aos correios... uma grande encomenda.

Bagare Box

Que poderá ser?

 

Nos últimos tempos tenho procurado os melhores ingredientes para este meu hobby. O sal já aqui falei e recebi na semana passada um saco de sal Marnoto. A água, Estocolmo tem das melhores águas canalizadas do mundo (se é assim que se diz). Faltava... a farinha. Como sabem, recomendo o uso de marcas ecológicas e de farinha moída em mó de pedra. A razão da mó de pedra é porque a farinha moída deste modo contém mais resíduos de farelo. O farelo é mais rico em leveduras que a parte interior do grão, daí ser mais fácil começar (e até manter) um isco vivo e de boa saúde quando se usa farinha moída tradicionalmente. A outra alternativa, é usar farinha integral que contém estes "resíduos" em maior quantidade.

Descobri através de outro blog sueco que uns agricultores perto de Gotemburgo vendem farinha directamente ao consumidor e esse pensamento encantou-me: a possibilidade de comprar directamente aos pequenos produtores. Daí ter recebido esta enorme caixa em casa com quase 30 kg com vários tipos de farinha!!

 

 

A Wastgotarna é uma cooperativa de pequenos produtores que apesar de ter presença nalguns supermercados pela Suécia, despertou para o aumento do fenómeno do pão caseiro e se associou para lançar este produto chamado literalmente "Caixa do Padeiro". Algo que me fez ainda ficar mais interessado foi a possibilidade de comprar farinha de alguns grãos menos conhecidos: Emmer (Triticum dicoccum), uma espécie de trigo com menos glúten mas mais doce - segundo os produtores, e uma espécie de centeio que segundo os produtores era cultivada há muitos anos na Suécia e entretanto perdeu-se o cultivo deste grão. Em Portugal também existem casos de tipos de grão perdidos, mas isso fica para outro post.

 

 

Agora é altura de ir de férias durante uns dias e repousar mas quando voltar vou de certeza voltar ao forno e fazer experiências com estas novas farinhas! Até breve!

29 comentários

Comentar post

Pág. 1/2