Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

24.Out.17

Copenhaga: Mad, Vin og Brød

Tive a oportunidade de visitar Copenhaga este fim-de-semana passado, numa viagem de inspiração para obter ideias para o futuro (mais sobre isso algum dia) e para me encontrar com o pessoal da Petrus, a padaria onde trabalhava na Suécia.

Entrando no apontamento blogue lifestyle, que não é a Zine, Copenhaga é uma cidade lindíssima em termos arquitetónicos. Parece que fazem tudo ficar bonito sem esforço nenhum. Tive oportunidade de visitar espaços brutais, entre os quais vos recomendo:

    • Coffee Collective: Malta do café, que importa os próprios grãos verdes e faz a torrefação. Estou neste momento a escrever este post e a beber um café torrado por eles, fantástico, da Etiópia. (@coffeecollectif)
    • Atelier September: Um espaço de pequeno almoço all-day, a fazer lembrar o nosso próprio Hello, Kristof (onde estou a ajudar uns dias por semana no próximo mês, venham dizer olá!). A sandes de abacate no típico Rugbrœd é excelente - com raspa de limão, cebolinho e azeite. (@atelierseptember)
    • Apollo Bar: Um espaço recente, com 6 meses de existência, onde se serve pequeno-almoço, almoço e jantar. O Jesper Goetz, o tipo por detrás da coisa tem uma paixão e energia incríveis, faz o próprio pão no local e um dos highlights do menu é quando pegam numa fatia de pão e lhe metem ricotta batida e mirtilhos por cima. O almoço muito simples e centrado à volta de pratos vegetarianos com alguns toques de carne ou peixe aqui e ali, e servira-me uma coppa de chorar por mais. Acredito neste tipo de conceitos e acho que vamos começar a ver mais em Portugal espaços deste género, incluindo coisas do yours truly. (@apollo_bar)

P1320343.JPG

  • Vinbodegaen: Fiquei em casa de um grande amigo que mora na zona de Fredriksberg e a uns poucos passos da casa dela há o Vin Bodegan. Copenhaga é a cidade dos bares de vinhos e é fantástico ir a um sítio onde servem maior parte dos vinhos a copo, mesmo que não tenham nenhuma garrafa aberta. Vinho, Pão, Charcutaria, Queijos, Conservas Portuguesas (!!!) e Espanholas (Ortiz, por supoesto). Não é preciso muito mais, pois não? (@vinbodegaencph)
  • Mirabelle: Padaria, Pastelaria, Pastaria (pode-se escrever isto de um sítio que faz a própria pasta?) debaixo de um único tecto. (@mirabelle_cph)
  • Hija de Sanchez: Taco de língua de vaca. Não preciso de dizer mais nada. Era brutal. Quero mais. Tenho de ir ao Pistolas e Corazon urgentemente. (@hijadesanchez)

P1320358.JPG

Em termos de comida e vinhos é uma cidade brutal, desde que o Noma apareceu que consegue estar sempre uns anos mais à frente do resto da Europa no que toca a conceitos - mas cuidado que Paris e Londres também não estão a dormir neste momento, nem Lisboa nem Porto para ser sincero.

No que toca a pão, parece passaram os últimos anos muito focados na comida e deixaram o resto da Europa passar-lhes à frente, mas isto vai mudar muito no próximo ano e um sinal disso é a vinda de Richard Hart, Chefe de Padaria da Tartine em São Francisco, para Copenhaga para abrir um espaço próprio juntamente com o grupo do Noma. Os rumores falam num espaço enorme com padaria, café, almoços, jantares e vinho - tipo Tartine Manufactory mas deste lado do Atlântico.

Será preciso esperar mais uns meses até o Richard abrir a padaria para se experimentar bom pão em Copenhaga? Não. A situação não é assim tão má como eu a pinto. Em Copenhaga, no centro, temos a Brod (@bagerietbrod) que já tinha visitado numa viagem o ano passado e o pão da Mirabelle também é muito bom. Contudo a minha recomendação é apanhar o comboio e visitar Charlottenlund, onde temos a fantástica Batting Bakery (@battingbakery). O sítio onde me apaixonei por um moínho de farinha austríaco, ora vejam se não é lindo: 

A minha declaração de amor por este moínho fica para outro post,  pois a Batting merece um post mais extenso!